CRM 116527

Search
Close this search box.

O Natal e os idosos

Natal

Natal, época maravilhosa para se reunir com a família, reencontrar as pessoas que amamos e conhecer os novos membros. Ou passar essa data especial na casa de namorado(a) deixa até um frio na barriga, principalmente se for a primeira vez, né?

E com a formação de novas famílias, passar o feriado na casa de outras pessoas pode influenciar na vida de um idoso, os deixando de lado.

Nessa época do ano, devido à vontade de passar o Natal com outras pessoas, os idosos acabam se sentindo sozinhos e excluídos. O ideal para essa situação é dar muito amor e atenção a eles.

Por que ficar junto do idoso no Natal?

O mês de dezembro é marcado por ser o último do ano e por conta disso incentivar as pessoas a pensarem e refletirem sobre o ano que tiveram, as coisas que fizeram ou deixaram de fazer.

Apesar de ser uma época que transborda alegria e festas, também pode trazer outros sentimentos, como a solidão no caso de idosos. Muitas vezes o cônjuge faleceu e o idoso tem que aprender a lidar com a solidão e o luto.

Nesse momento de festas, o maior desejo é ter a companhia da família e entes queridos, se sentir amado é o melhor remédio para combater o sentimento ruim de estar só.

A alimentação dos idosos nas festas de final de ano

Pensar na alimentação também é muito importante quando se trata da terceira idade, a saúde está mais fragilizada e é necessário ter uma atenção redobrada para evitar qualquer complicação.

Nas reuniões em família é comum encontrar a mesa farta de alimentos ricos em gorduras e açúcares, algo prejudicial à saúde. O consumo excessivo desses alimentos pode acarretar a sobrecarga hepática e renal e causar agressão no sistema digestório.

Para evitar o mal-estar, o idoso deve evitar fazer refeições volumosas e optar por comer mais vezes, mas em menor quantidade, acrescentar legumes e frutas, e consumir carnes magras.

Melhores formas de tornar o dia ainda mais especial ao idoso

E para fechar com chave de ouro e tornar o dia de Natal ainda mais especial para o idoso, além de estar presente, inclua ele(a) nas atividades, seja cozinhar ou montar a árvore de Natal, e compartilhe lembranças em família, converse e interaja, demonstrar afeto e amor irá tornar o momento ainda mais precioso para todos e criará ótimas lembranças para se recordar e compartilhar.

Para mais informações e esclarecimentos: