O preconceito é um dos principais fatores que leva um homem a não fazer os exames necessários para evitar o câncer de próstata. E, para alertar a todos sobre esse problema, existe a campanha Novembro Azul, que tem a intenção de incentivar os homens a frequentar regularmente um médico urologista.
A próstata é uma glândula presente no corpo masculino responsável pela produção do esperma, junto das vesículas seminais. Ela fica localizada abaixo da bexiga.
No ano de 2021 foram registradas 44 mortes por dia no Brasil, devido ao câncer de próstata. Para que esse número diminua, o Ministério da Saúde recomenda aos homens que tenham mais de 40 anos a fazer o exame clínico periodicamente.
O câncer de próstata é uma das principais causas de mortes da população masculina que desenvolve neoplasia, são cerca de 28,6% dos homens, de acordo com o Ministério da Saúde.
Esse número pode diminuir se todos os homens procurarem por um médico urologista para realizar os exames necessários e conseguir um diagnóstico.
Caso o resultado do exame for positivo e estiver no começo, as chances de cura são maiores. Contudo, a fase inicial do câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando o homem procura um médico por estar sentindo dores, o tumor pode estar na fase avançada, dificultando a cura.
A fase inicial, como falado anteriormente, não apresenta sintomas. E por conta disso, segundo o Ministério da Saúde, 95% dos casos diagnosticados estão em fase avançada, quando o homem começa a ter algumas dores ou sinais que indicam o câncer de próstata.
Vontade excessiva de ir ao banheiro, dores ao urinar, sangue presente na urina e dores ósseas são alguns dos sintomas que podem apresentar e indicar o câncer.
O Novembro Azul surgiu na Austrália no ano de 2003, mas chegou ao Brasil apenas em 2008. A campanha tem a intenção de conscientizar e incentivar os cuidados com a saúde masculina. Manter os exames em dia é a melhor forma de se prevenir contra o câncer de próstata, ou conseguir a cura através do tratamento recomendado por um médico urologista.