CRM 116527

Search
Close this search box.

Geriatra: quando procurar este médico?

Geriatra

Geriatria é a área de atuação do médico Geriatra, especialista no envelhecimento e cuidado de pessoas idosas.

O Geriatra é especialista na melhoria da saúde física, mental e emocional dos idosos.

Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, com 60 anos ou mais.

O que faz o médico Geriatra?

Profissional de saúde que conhecimento específico para atuar na promoção de saúde, prevenção, tratamento de doenças, reabilitação e cuidados paliativos de idosos.

Cuida também do processo do envelhecimento e do estudo das doenças da velhice.

No envelhecimento ocorrem mudanças físicas, comportamentais e sociais, que podem afetar ou não o bem-estar do idoso.

Por que é importante procurar um Geriatra?

O ideal é que as pessoas procurem a partir dos 50 anos de idade, porque a independência e a manutenção da saúde em longo prazo são os maiores objetivos da Geriatria.

O trabalho de avaliação clínica dos pacientes é individualizado, e envolve o diagnóstico e tratamento de muitas doenças relacionadas aos idosos, como doenças mentais (demências, ansiedade, depressão) e cardiovasculares (hipertensão arterial, AVC, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca).

Pensar na prevenção das doenças, e investir em programas de promoção da saúde direcionados ao público da terceira idade, são necessidades mundiais.

Geralmente, o médico Geriatra trabalha em equipe, junto com outras especialidades médicas e profissionais de saúde – como da psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação física, enfermagem e terapia ocupacional – para ajudar o paciente a ter envelhecimento mais saudável.

Para mais informações e esclarecimentos: