Geriatria é a área de atuação do médico Geriatra, especialista no envelhecimento e cuidado de pessoas idosas.
O Geriatra é especialista na melhoria da saúde física, mental e emocional dos idosos.
Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, com 60 anos ou mais.
Profissional de saúde que conhecimento específico para atuar na promoção de saúde, prevenção, tratamento de doenças, reabilitação e cuidados paliativos de idosos.
Cuida também do processo do envelhecimento e do estudo das doenças da velhice.
No envelhecimento ocorrem mudanças físicas, comportamentais e sociais, que podem afetar ou não o bem-estar do idoso.
O ideal é que as pessoas procurem a partir dos 50 anos de idade, porque a independência e a manutenção da saúde em longo prazo são os maiores objetivos da Geriatria.
O trabalho de avaliação clínica dos pacientes é individualizado, e envolve o diagnóstico e tratamento de muitas doenças relacionadas aos idosos, como doenças mentais (demências, ansiedade, depressão) e cardiovasculares (hipertensão arterial, AVC, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca).
Pensar na prevenção das doenças, e investir em programas de promoção da saúde direcionados ao público da terceira idade, são necessidades mundiais.
Geralmente, o médico Geriatra trabalha em equipe, junto com outras especialidades médicas e profissionais de saúde – como da psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação física, enfermagem e terapia ocupacional – para ajudar o paciente a ter envelhecimento mais saudável.