Como a depressão afeta a terceira idade

Depressão

A tecnologia e o avanço da medicina têm permitido melhor qualidade de vida a todos, principalmente aos idosos que, consequentemente, vem aumentando o número na pirâmide etária e modificando sua estrutura.

Acompanhando o crescente número de idosos no Brasil, a depressão está cada vez mais presente na vida das pessoas, e com os idosos não seria diferente.

A depressão na terceira idade pode apresentar algumas complicações, devido à constante mudança na vida e o sentimento de luto e perdas. Em casos extremos, a doença pode direcionar a pessoa à cometer suicídio.

Quais são os principais sintomas da depressão nos idosos?

Independente da idade, todos estão propensos a serem diagnosticados com depressão. E isso ocorre por conta de diversos fatores presentes no cotidiano.

A depressão nos adultos pode ser identificada através de sintomas como o isolamento social, falta de apetite e tristeza profunda.

Enquanto os idosos podem apresentar sinais de depressão diferentes dos adultos, como:

  • Sofrimento;
  • Apatia;
  • Queixas clínicas inespecíficas;
  • Pessimismo;
  • Falta de energia;
  • Dores e incômodos intestinais.

Como funciona o tratamento da depressão nos idosos?

Identificar e diagnosticar a depressão não é fácil, e pode vir a desafiar o profissional da saúde. E a forma de trazer um resultado eficaz é através da terapia.

A terapia é um passo essencial para o tratamento da depressão, e para obter melhores resultados no combate da doença, o paciente pode:

  • Exercitar o cérebro a partir de atividades, como jogos e leituras;
  • Praticar atividades físicas;
  • Manter uma alimentação saudável.

A prática de exercícios físicos, além de movimentar o corpo, também auxilia a organizar os pensamentos, trazendo mais alegria e incentivando a interação social.

Como prevenir a depressão em idosos?

Doenças que aparecem devido a idade e interferem na mobilidade e independência podem contribuir para o surgimento da depressão, assim como o sentimento de luto e perda devido ao ciclo social diminuir cada vez mais.

Para evitar a depressão, o mais indicado é manter uma rotina saudável, de forma a manter a cabeça ativa. Incentivar a prática de exercícios físicos e comunicar-se com frequência, além de motivar o aumento do ciclo social. Essas são algumas das formas a serem seguidas para garantir melhor qualidade de vida.

Voltar ao mercado de trabalho também ajuda a prevenir a depressão nos idosos, devido as constantes atividades impostas no dia a dia. Empresas, como a Maturi, estão dispostos a contratarem pessoas com mais de 50 anos, uma pauta que vem se tornando prioridade dentro da agenda de Diversidade, Equidade & Inclusão nos estabelecimentos.

Para mais informações e esclarecimentos: